MOSAICO PINTADO EM AZULEJO – 33

Olá a todos!

Mais uma semana com novas técnicas para vocês…A de hoje eu tenho certeza que vocês irão gostar, uma pintura em azulejos que imita mosaico, e ainda por cima é resistente e pode ser feita em peças utilitárias…Vejam a ideia:


Mosaico em azulejo

Essa técnica é bem legal, embora um pouquinho trabalhosa…
Antes de mais nada, vamos falar sonbre pintura em azulejos, vidros e porcelanas. Esses materiais são impermeáveis e vitrificados, por isso as tintas precisam de um processod e fixação a quente para se fixarem nessas superfícies. Existem várias tintas específicas para esse materiais, mas que queimam em fornos especiais que vão de 550 a 1200 graus, dependendo do tipo de material e da técnica empregada.

Existe também uma tinta para artesanato mais acessível, que fixa em forno doméstico, elétrico ou a gás, na tempertaura de 150 graus, que é a tinta Decorfix 150. Essa tinta é uma tinta acrílica, portanto feitra a base de resina acrílica e solúvel em água. Depois de aplicada, a tinta deve secar ao natural por 24 horas e depois ser levada ao forno pré-aquecido por 35 minutos, na temperatura mais baixa (por volta de 150 graus). Depois é só deixar a peça esfriar no forno aberto e pronto!

Para fazer a pintura em azulejo imitando mosaico, você deve antes de mais nada pegar um desenho e transformá-lo em mosaico, ou seja, desenhar cada pedacinho da figura separadamente como se fosse um mosaico. Feito isso, aí é só passar o risco para a peça com um carbono especial de grafite (próprio para esses materiais vitrificados) e preencher cada pedacinho com uma cor de tinta correspondente à área que será pintada.


Detalhe do mosaico

Para preencher os pedacinhos com a tintam utilize um pincel de peos macios redondo e que não seja muito grande. Deixe a tinta “escorrer” pelo pincel até preencher a área desejada, espalhando-a pela superfície, mas sem pincelar, deixando que a tinta forme um certo relevo sobre a peça. Tenha paciência e faça cada pedacinho de uma vez.

Ao terminar a pintura, aguarde secagem completa por 24 horas pelo menos, e depois leve a peça pra a queima no forno. Depois fize o azulejo na peça desejada com cola branca de boa qualidade.

DICAS:
– Limpe muito bem a peça antes de pintá-la. Lave com água e sabão, enxugue e passe álcool em seguida.
– Ao terminar a pintura e aguardar a secagem por 24 horas, passe um paninho macio limpo e seco pela peça pra remover marcas do carbono na peça.
– O carbono de grafite fixa bem sobre qualquer material impermeável e vitrficado, e pode facilmente ser retirado com um paninho.
– Caso você não encontre o carbono de grafite em sua cidade, passe o risco para um papel vegetal e passe bastante grafite de lápis 6B no verso do desenho. Depois transfira o risco para a peça com uma ponteira ou caneta sem carga, fazendo o movimento acompanhando o desenho, O traço sairá no verso do papel vegetal, que deve estar posicionado sobre a superfície com a qual se deseja trabalhar.

Gostou? Espero que sim…E até amanhã!

Cristina Bottallo
www.cristinabottallo.com.br


2 comentários sobre “MOSAICO PINTADO EM AZULEJO – 33

  1. Oi, Cristina, parabéns pelo blog!
    Gostaria de utilizar essa técnica e colocar os azulejos na parede do banheiro. Você saberia me dizer se a tinta resistiria ao tempo e a umidade do banheiro? Será que ela vai desbotar ou descascar com o passar do tempo?
    Obrigada

    1. Não são totalmente duráveis ao tempo não, Lina… nesse caso, eu recomendo que você pinte os azulejos com tintas que vão ao forno de alta temperatura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *