CAPA DE CADERNO COM RELEVO TRANSPARENTE – 38

Olá a todos!

Domingo de sol, de novo (até que a chuva caia, é claro) e eu me atrapalhei aqui no blog… Desculpem pelo atraso… Estou sem meu “banco de técnicas” porque semana passada estive em um curso, mas prometo que essa semana eu me organizo…

Aproveitando que a volta às aulas ainda é recente, aí vai uma sugestão bem legal (e fácil de fazer, como sempre…) para você proteger e enfeitar cadernos e livros:


Detalhe da capa

Vocês já devem ter visto nas papelarias umas capas de plástico transparente em tamanhos diversos para encapar livros e cadernos, tanto os pequenos como os cadernos tipo universitários… Quem ainda não viu, procure – todas papelarias têm, principalmente nessa época de volta às aulas, e essa capinhas custam menos de um real…

Então, pegue uma delas e faça um desenho com tinta relevo 3D. Essa tinta é daquele tipo que vem com bisnaga com bico aplicador, e você encontra em vários acabamentos: brilhante, metálica, com glitter (como essa da foto). Com essa tinta faça os desenhos que desejar: formas geométricas, listras, flores, corações. Aguarde secagem completa por 24 horas.

Agora pegue Tinta Relevo Transparente (eu uso sempre da marca Corfix) e preencha com essa tinta a parte interna dos desenhos feitos com o glitter. Essa tinta também deve ser aplicada com o bico do frasco, deixando cair aos poucos e espalhando com o próprio bico. Como ela é transparente, você verá a capa do livro ou caderno por baixo, sob as cores aplicadas.


Capa de caderno com relevo transparente

Nesse caderno, para realçar o efeito da pintura, eu apliquei tinta acrílica brilhante branca com rolinho de espuma para que a capa ficasse toda branquinha. Deixe secar por mais 24 horas após aplicar o relevo transparente antes de “vestir” a capa no caderno.

Viram como é fácil? E eu vou colocar o passo-a-passo em meu site…

Beijão e bom restinho de domingo para vocês. Amanhã meu post entrará um pouquinho mais tarde também, para compensar…

Cristina
www.cristinabottallo.com.br


21 comentários sobre “CAPA DE CADERNO COM RELEVO TRANSPARENTE – 38

    1. Olá, Cristiane, como vai?
      Essa capa plástica para cadernos e livros pode ser encontrada em qualquer papelaria que tenha materiais escolares, é um produto bem comum, custo menos de
      R$ 2,00, ou seja, é um produto bem simples. Eu comprei na loja Nivaldir, que fica em Santo André, SP. Mas com certeza você irá encontrar em uma papelaria perto da sua casa.
      Bom trabalho!
      Cristina

  1. Olá! Boa tarde Cristina!!

    Menina! Estou desesperada atrás dessa capa plástica para encapar os livros do meu filho aqui no RJ!!!

    Você sabe onde encontro essas capas????

    Aguardo por um retorno seu urgente!

    Desde já agradeço muito,

    Glauce Padrão.

    1. Oi, Glauce, tudo bem?
      Essas capas são bem fáceis de achar, aqui em SP pelo menos compramos em várias papelarias, dessas que vendem material escolar. Acho que é só vc explicar nas lojas o que procura, porque esse material é simples, acredite. Boa sorte e até mais!

  2. Oi Cristina tudo bem? Estou a procura destas capas aqui em Brasília e não encontrei em lugar algum. Você pode me indicar um local para comprar em São Paulo?
    Aguardo seu retorno, pois estarei em SP este fds.
    Muitíssimo obrigada.

    1. Raquel, essas capinhas plásticas a gente compra em qualquer papelaria melhorzinha, cusatm bem baratinho. Aqui em SP há uma infinidade de lugares que vendem, eu compro normalmente na Papelaria Real ou na Papelaria Universitária, ou ainda na Loja Momotaro. Todas estão no google, basta vc colocar os nomes lá e vão aparecer os endereços em SP. Bom final de semana e aproveite SP.

    1. Alessandram não é tinta para tecido, não, é uma tinta para artesanato, que não resiste às lavagens. Ela sai do plástico apenas se for retirada com uma espátula ou algo abrasivo.

  3. bom dia!! cristina, moro em belém e não consigo achar essas capas plásticas, entrei no site de todas essas papelarias que você indicou, mas nenhuma delas tem o produto, você pode me indicar outro local para comprá -las?grata!!

    1. Rogéria, esse material é mesmo muito simples, custa menos de R$ 2,00… A loja em que comprei é de SP e chama-se Nivaldir. Mas aí em Belém deve ter, sim…

  4. Se alguém souber o endereço eletrônico de alguma loja que venda essas capas prontas para cadernos e livros por favor me informe, preciso desta ajuda.

  5. Olá Cristina, parabéns pelo site e blog.
    Estou procurando uma tinta para plático para pintar a lanterna da minha moto.
    Essa técnica parace que pode dar certo no meu caso, pois o material pintado é plástico, não sai com água e é transparente, certo?
    Qual o nome dessa tinta usada para preencher a figura, para eu poder procurar aqui no RJ?
    Como devo aplicá-la? com rolo? Preciso passar algo por cima depois para proteger a tinta?
    Obrigado!

    1. Olá, Rafael, obrigada!
      Essa tinta que uso nesses chama-se tinta relevo transparente, mas não creio que serviria para você

      A tinta que pode ser usada no seu caso é o verniz vitral pelo menos eu sei que algumas pessoas já usaram.
      O vernis vitral deve ser usado em pequenas quantidades, com pincel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>