Dicas do Ateliê

2. COMO LAVAR E CONSERVAR SEUS PINCEIS:

Ao terminar de utilizar seus pincéis, limpe-os muito bem com um bom sabão
neutro ou o Gel Limpa Pincéis da Corfix, molhando o pincel, aplicando o
sabão ou gel e movimentando-o com os dedos, segurando firmemente os
filamentos, para que toda tinta que ficou depositada na virola (a parte de
metal que segura os filamentos) solte-se do pincel.
Enxágüe e repita a operação até que não saia mais tinta do pincel. Finalize enxaguando com bastante água corrente e deixando-o secar em pé, ao ar.

Ah, e se você quiser sabre como lavar corretamente seus pincéis, veja a MINIAULA em que faço uma demonstração (link acima).

1. O QUE E PALETA UMIDA?

Você sabe o que é paleta úmida? É uma paleta cuja base é uma esponja ou outro material absorvente umedecido, que mantém as tintas acrílicas úmidas, evitando que sequem durante o trabalho. Esse acessório é ideal para as técnicas de pintura decorativa, como country, folkart, bauernmalerei executadas com tintas acrílicas decorativas.
Improvise uma paleta úmida da seguinte maneira: pegue um recipiente plástico retangular, de tamanho médio, raso e com tampa (do tipo utilizado para guardar frios na geladeira). Forre-o com uma espuma ou esponja fina (também de cozinha), umedeça essa espuma e cubra com uma folha de papel vegetal cortada no tamanho exato do recipiente. Trabalhe colocando as tintas sobre o papel. A umidade que virá da esponja úmida evitará que a tinta seque, e você ainda pode utilizar a tampa para fechar a paleta se for parar a pintura por alguns minutos.

8 comentários sobre “Dicas do Ateliê

  1. Olá! Pintei alguns azulejos com tinta acrílica decorfix normal, depois eu vi sua recomendação para que se usa se decorfix 150, ainda não passei nenhum verniz. Qual a solução para esses que já fiz uma vez que eles irão ficar na parede da sacada? Se puder deixar assim mesmo qual o selador e verniz que devo utilizar? Obrigada pela atenção.

    1. Oi, Claudia… Pintura a frio em azulejo fica frágil e pode sair… Você pode aplicar um verniz vitral incolor, que irá proteger, mas com o tempo pode ser que descasque e saia.
      Bom trabalho!

  2. Boa tarde Cristina! Amei seus trabalhos em porcelana, quero aprender as técnicas e fazer para vender.
    Onde consigo o vídeo para aprender, material.

    Parabéns e sucesso.
    Lucineide

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *