Dicas do Ateliê

2. COMO LAVAR E CONSERVAR SEUS PINCEIS:

Ao terminar de utilizar seus pincéis, limpe-os muito bem com um bom sabão
neutro ou o Gel Limpa Pincéis da Corfix, molhando o pincel, aplicando o
sabão ou gel e movimentando-o com os dedos, segurando firmemente os
filamentos, para que toda tinta que ficou depositada na virola (a parte de
metal que segura os filamentos) solte-se do pincel.
Enxágüe e repita a operação até que não saia mais tinta do pincel. Finalize enxaguando com bastante água corrente e deixando-o secar em pé, ao ar.

Ah, e se você quiser sabre como lavar corretamente seus pincéis, veja a MINIAULA em que faço uma demonstração (link acima).

1. O QUE E PALETA UMIDA?

Você sabe o que é paleta úmida? É uma paleta cuja base é uma esponja ou outro material absorvente umedecido, que mantém as tintas acrílicas úmidas, evitando que sequem durante o trabalho. Esse acessório é ideal para as técnicas de pintura decorativa, como country, folkart, bauernmalerei executadas com tintas acrílicas decorativas.
Improvise uma paleta úmida da seguinte maneira: pegue um recipiente plástico retangular, de tamanho médio, raso e com tampa (do tipo utilizado para guardar frios na geladeira). Forre-o com uma espuma ou esponja fina (também de cozinha), umedeça essa espuma e cubra com uma folha de papel vegetal cortada no tamanho exato do recipiente. Trabalhe colocando as tintas sobre o papel. A umidade que virá da esponja úmida evitará que a tinta seque, e você ainda pode utilizar a tampa para fechar a paleta se for parar a pintura por alguns minutos.

15 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *